Citalopram efeito colateral diarreia

Concerta 18mg efeito colateral

2024.06.07 01:52 misslovels Concerta 18mg efeito colateral

Comecei meu tratamento medicamentoso recentemente e estava tomando ritalina 10mg 2x ao dia, no retorno ao psiquiatra comentei que gostaria de tomar a de efeito prolongado porque no meio do dia quando o efeito passava eu sentia um cansaço de outro mundo. Pela falta de ritalina LA nas farmácias ele me passou concerta 18mg e no primeiro dia eu achei normal, não deu aquele pique que a ritalina dá, mas achei bacana por não sentir aquele cansaço doído. Agora estou há uma semana tomando a bomba desse remédio e não consigo ter energia, estou morrendo de dor de cabeça e morrendo de sono.
Vai melhorar ou é uma bomba esse remédio?
Também tive efeitos colaterais com a ritalina, mas compensava em outros sentidos. O psiquiatra comentou que em alguns momentos eu ia sentir a queda de energia por causa da liberação prolongada, mas não achei que seria assim.
submitted by misslovels to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.06.07 00:17 DR-PEDRO-CARON CORRIMENTO PRÉ MENSTRUAL ou marrom CAUSAS e tratamento

Hoje nós iremos falar sobre corrimento pré-menstrual– o que é ? , porque ele acontece, acontece com o uso do anticoncepcional?, ele está relacionado com a gestação?
O corrimento pré menstrual é um tipo de sangramento com secreção do colo vaginal , pode ser chamado também de escape ou spotting, é aquele que acontece fora do período menstrual e geralmente é em pequena quantidade.
Dr então isso é o escape que os médicos comentam?
(Interrogação)
Sim meninas o escape é como se fosse uma referência ao sangue que está ‘’escapando’’ fora do ciclo menstrual. Além disso vale ressaltar que existe outro nome para esse corrimento pré menstrual que é o corrimento MARROM
(Png de uma foto cor marrom)

Por que acontece esse tipo de corrimento pré-menstrual?
Humm mas dr Pedro eu tomo pilula anticoncepcional também posso ter escape?
( efeito de voz)
Sim meninas o escape pode acontecer tanto para pacientes que usam anticoncepcional hormonal quanta para mulheres que não realizam este tipo de anticoncepção ok?
Nas pacientes que usam anticoncepcional deve se atentar ao tipo de hormônio que está utilizando. As vezes para você necessite de uma dosagem um pouco maior para controlar seu ciclo do que sua amiga que usa o mesmo anticoncepcional – por isso você está tendo escape.
Outro motivo seria o horário o anticoncepcional
(Png relógio com barulho de tictac)
deve ser tomado sempre que possível no mesmo horário pois o tempo de cada comprimido dura no organismo 24 horas se você começa a tomar 1 comprimido no outro dia 8 horas mais cedo e no outro 5 horas mais tarde – ocorre um desequilíbrio da quantidade de hormônio no seu organismo diariamente pode ocorrer assim um escape menstrual.
Vale lembrar que se você está com algum tipo de infecção no trato digestório – diarreia , vômitos isto pode impedir também a absorção adequada do anticoncepcional e causar um escape durante seu ciclo.
Causas não relacionadas ao anticoncepcional – ou seja a paciente não faz uso de anticoncepcional hormonal. Infecções no trato genital feminino – se você começa com esse corrimento e associado a ele tem um cheiro diferente
(emoji com cheiro ruim)
coceira pode ser que algum agente tenha infectado seu colo e esteja causando este tipo de corrimento marrom – como uma clamídia ou uma gonorreia.
Mioma principalmente o Submucoso que fica dentro da cavidade uterina, pólipos, adenomiose são outras patologias que podem estar associadas com o corrimento marrom. Sempre importante lembrar que pacientes com hipotireoidismo e aumento de peso – ou seja doenças que alteram a regulação hormonal no seu corpo podem sim acarretar um corrimento marrom.
Ah mas dr Pedro eu ouvi falar que o corrimento marrom está relacionado com a gravidez?
Efeito de tela
Não é bem assim meninas, este corrimento que vocÊs estão pensando é o sangramento de nidação nem todas as mulheres tem, 5 dias após a relação do casal considerando que foi formado o embrião nessa relação depois sai um tipo de corrimento um pouco mais róseo representa o sangramento de nidação que é quando o embrião encaixa na parede do útero e muitas vezes pode ser confundido com o corrimento marrom.
Dr Tem problema ficar tendo escape?
(Algum outro efeito)
Pode ser comum principalmente em pacientes que usa anticoncepcional hormonal – mas se você realizou as medidas para correção – como tomar no mesmo horário e não está com problema gastrointestinal – talvez seja uma boa ideia passar em consulta para avaliar outro método que você se adapte melhor! Normalmente falamos em 3 meses para o período de adaptação
submitted by DR-PEDRO-CARON to u/DR-PEDRO-CARON [link] [comments]


2024.06.05 04:30 rcbrandao 2 dias sem fumar

Tô usando bupropiona e estou indo para o 3º dia sem fumar. Até então eu tô tranquilo, mas o que me preocupa é a crise da 2ª semana. Alguém aí que já cessou o tabagismo com bup poderia me contar como foi? Teve algum efeito colateral? No começo eu me senti meio aéreo, agora eu tô com a impressão de que tô com insônia...
submitted by rcbrandao to desabafos [link] [comments]


2024.06.05 03:21 Beautifulmushroom64 Minoxidil para barba

Oi pessoal. Meu marido tem pouca barba, só bigode e cavanhaque e queria ter uma barba mais fechada. Pensou em tomar minoxidil. Alguém aqui tem experiência? Funciona? Muito efeito colateral? Quanto tempo de uso? Se parar de tomar a barba para de crescer? Obrigadaaa
submitted by Beautifulmushroom64 to barba [link] [comments]


2024.06.04 19:01 EducationalDraw9304 Como lidar com perguntas irritantes sobre o efeito colateral mais conhecido do venvanse?

Olá pessoal. Há 1 ano mais ou menos fui diagnosticado com TDA. Meu diagnostico foi tardio, com 29 anos. Desde então venho fazendo o tratamento com acompanhamento do psiquiatra e tomo minha medicação normalmente igual a maioria aqui. No meu caso tomo atualmente o Venvanse de 70mg e sigo a vida normalmente. O problema é o seguinte. Desde que comecei a tomar o Venvanse não consigo almoçar. Minha profissão não exige quase nada de energia física pois passo o dia sentado no computador e sem fome, tranquilamente e sem problemas com isso. Acontece que não sei se é somente comigo, mas como vocês lidam com as pessoas perguntando "todos os dias" do porque voce não vai almoçar, do porque está sem fome. Pessoas da família mesmo, amigos enfim... dá impressão que a longa história que voce sempre conta do "PORQUE" não vai almoçar simplesmente desaparece da memória das pessoas e voce tem que ficar explicando toda vez que recusa uma refeição. Não venham dizer que ninguém tem nada a ver com o porque não vai almoçar ou fazer alguma refeição pq vcs sabem que se entrometem sim, e no caso eu sempre tento contornar explicando que tomo um remédio que tira o apetite portanto eu só me alimento mais tarde e bla bla bla. Tem pessoas como o meu sogro, que são pessoas que estão a minha volta que eu já expliquei umas 15x, disse que eu tomava remedio pra cabeça e que tirava o apetite, tudo isso para se ter respeito com as pessoas, pq a vontade é mandar tmnc mesmo, e mesmo assim tem que explicar todo dia. PIOR ainda é quando se vai almoçar pra fora, onde há pessoas que não sabem da condição e dependendo se eu não explicar do pq não estou com apetite é capaz de entender como ofensa em recusar a refeição. Dificil viu... Mais alguem com dicas praticas que funcionam?
submitted by EducationalDraw9304 to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.06.04 12:42 Hungry-Constant-8924 Após a perder, a mudança é imediata

Fiz um post ontem relatando que perdi após duas semanas, nele eu expus que estava determinado a parar com o vício por mim e pela minha namorada, que me ajuda com isso da maneira que pode. Ontem foi um dia incrível, antes de eu dizer o que houve comigo, estávamos juntos comemorando meses, jogamos, comemos e estudamos, porém quando nos beijamos, geral eu me sinto excitado, porém eu havia perdido pro vício, e confesso que senti muita diferença, eu senti pouco estímulo, e isso me assusta.
Acho que essa é a primeira vez que eu percebo esse efeito colateral, o que indica que eu preciso parar com isso o mais rápido possível!
Após confessar pra ela que perdi, o humor dela mudou(compreensível e com razão), e eu odeio o fato de que eu causei isso. Apesar dela me entender e de me ajudar, ela repudia isso e fica bem mal quando digo que não resisti, afinal de contas isso é praticamente uma traição.
Não viu desistir, vou reiniciar esse ciclo, e dessa vez não vou retroceder, não quero começar e pensar "quanto será que eu aguento?" Quero acabar de vez com isso! Se tiver alguma dica ou conselho, estou aberto. Ademais, boa sorte e força a todos.
submitted by Hungry-Constant-8924 to nofapbrasil [link] [comments]


2024.06.01 13:12 98Raven Alguma chance de um psiquiatra receitar medicamento para TDAH logo de cara?

Oi, pessoal, tudo bem? Minha dúvida é essa do título. Eu já tive duas experiências com psiquiatras, porém foi pela rede pública. A primeira foi pelo CAPS, onde me consultei com uma psiquiatra e relatei minha incapacidade de realizar as tarefas do dia a dia, desde as mais simples até as mais complexas. Ela me receitou Escitalopram, porém na época eu estava trabalhando e tive um efeito colateral de sonolência, o que me atrapalhava no trabalho, então simplesmente parei pouco depois de iniciar o tratamento e acabei não voltando por conta das circunstâncias da vida. A segunda foi por um ambulatório público da minha cidade, onde me consultei com um psiquiatra e relatei o mesmo. Ele me receitou Venlafaxina e eu iniciei o tratamento porém tive muitos efeitos colaterais indesejados como náusea o dia inteiro e aumento da sudorese, sendo que eu já tenho hiperidrose. Não aguentei e parei, e depois acabei nem retornando com ele porque na primeira consulta eu já tinha comentado sobre minha suspeita de TDAH e ele não deu ouvidos e disse que primeiro trataria depressão e ansiedade. Realmente eu tenho ambas, mais ansiedade do que depressão, mas o que esses psiquiatras não conseguiram entender é que o maior problema da minha vida é simplesmente não conseguir realizar nada do que eu preciso ou quero realizar (acho que vocês entendem o que eu quero dizer). Eles só atribuíram esse "desânimo" à depressão, mesmo eu tendo dito que não apresentou outros sintomas como tristeza, pensamentos negativos, emotividade e etc. De verdade, gente, eu não sinto nada disso, o que inclusive aumenta aquela percepção, que eu acho que todo mundo aqui já teve em algum momento, de que eu sou a maior preguiçosa que já existiu na face da Terra. Eu não deixo de fazer as coisas porque eu estou ocupada me lamentando ou pensando no quanto eu estou desanimada com a vida. Eu simplesmente não consigo fazê-las, tipo uma paralisia mesmo (ao passo em que na maioria das vezes eu gasto quase todo o meu tempo útil com coisas como joguinhos e entretenimento online). Existe alguma chance de um psiquiatra entender essa questão e partir logo para um medicamento para tratamento do TDAH? Como isso funciona geralmente? Precisaria de uma longa investigação antes disso?
Agradeço pelas respostas desde já.
submitted by 98Raven to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.05.31 14:05 pocahlontras Experiências com bupropiona

Iniciei meu tratamente para sintomas de depressão com sertralina há 1 ano e meio, tomei a dose mínima (50mg) e fiquei ótima! Melhor decisão da minha vida só por não ter crise de raiva e de choro.
Mas engordei MUITO, papo de 10kg, e vi que essa alteração no metabolismo pode ser um efeito colateral possível da medicação. Minha psiquiatra indicou então fazer o desmame gradual da sertralina e iniciar bupropiona 150mg de liberação prolongada (BUP XL). Meu bolso achou ruim (pagar 18 conto no genérico pra do nada começar a pagar 100 pila é foda), mas ela me falou que essa medicação iria me auxiliar na perda de peso e agiria de forma parecida que a sertralina.
Tomei o primeiro comprimido hoje e queria saber o que vocês sentiram com ele, se fizeram essa combinação com ISRSs e se deu ruim ou bom pra vocês. Vi que a maioria toma pra TDAH e vício em cigarro (?)
submitted by pocahlontras to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.05.29 19:57 psikarina efeito colateral ritalina

alguem por acaso ja viu ou teve efeito colateral (possivel) de vomitar tomando ritalina? meu sobrinho tem 10 anos ele usa generico, antes usava 10mg de manha e 10mg na hora do almoço mas a medica indicou tomar 1cp manha 2 cp no almoco (estuda a tarde) por conta do peso dele tb, aumentou Porem ele apresentou vomitos, e nao sei se é do remedio ou outro fator.
submitted by psikarina to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.05.28 16:18 maricraft Não sinto efeito com o Atentah

No primeiro e segundo meses, tomei 40mg de Atentah e, no terceiro, estou tomando 80mg (estou quase entrando no quarto mês). Não estou notando efeito algum. Tomei anfetaminas (inicialmente ritalina e troquei para Venvanse) desde os 27 anos - estou com 39 agora. Eu via nitidamente o efeito do medicamento mas me sentia drogada, "alta", então preferi testar algo que não fosse anfetamina. Uma das maiores diferenças que noto é que eu sentia mais animação para COMEÇAR as coisas, eu tinha alguma tarefa chata para fazer mas eu ia lá e fazia assim mesmo. Vejo relatos do pessoal tendo um foco mais "suave" com o Atentah e também queria muito sentir isso... Agora estou na dúvida se, por ter tomado anfetamina durante tanto tempo e notar claramente o resultado, REALMENTE não estou conseguindo perceber se o remédio está fazendo efeito ou se ele REALMENTE NÃO está fazendo efeito. Alguma ideia/sugestão/conselho? Será que tomo mais um mês os 80 mg? Será que paro por um ou dois meses de tomar e volto depois pra ver se noto a diferença? Aí vai ter aquele período de adaptação de novo, né. Não sei bem o que pensar.
*Tive muito enjôo somente nos 10 primeiros dias de uso, mas nenhum outro efeito colateral. Hoje não sinto nem efeitos desagradáveis.
*Estou pedindo conselhos aqui mas faço acompanhamento com o médico psiquiatra e com psicóloga, não vou mudar a medicação por minha conta porém gostaria de ideias para sugerir na próxima consulta.
submitted by maricraft to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.05.26 19:14 Many-Negotiation2570 Alguma mulher aqui já fez laqueadura?

Sou M26 e estou decidida em fazer laqueadura, mas queria ouvir relatos de moças que fizeram, como foi a cirurgia, se teve algum efeito colateral ou até mesmo reclamação de parceiro(a)(e) sobre. Nunca tive filhos e nem pretendo rs amo a liberdade que tenho.
submitted by Many-Negotiation2570 to conversas [link] [comments]


2024.05.26 17:58 discobabydisco Efeito colateral da pílula no primeiro mês na pele

Oi gente, alguém aqui que começou usar a pílula teve algum efeito colateral na pele no primeiro mês? Se sim, podem me dizer qual/quais? Se passa? Se.posso usar meus produtos da rotina mesmo assim? Estou na minha quarta tentativa e quarta marca diferente e é a mesma.coisa: pele inicialmente.mto seca e descamando e logo depois formando "caroços" com essas descansa e dois mto. Obrigada.
submitted by discobabydisco to SkincareBR [link] [comments]


2024.05.25 19:08 lokazo99 Efeitos colaterais?

Olá amigues, tudo bem? Comecei a tomar a medicação para a transição (htm) há uns 15 dias. Já fui acometida umas duas vezes por uma forte dor de cabeça desde o começo da medicação. Não é uma dor comum pra mim, posso contar nos dedos de uma mão quantas vezes tive algo do tipo. Dei uma pesquisada sobre efeitos colaterais, mas só caí no mesmo de sempre: Afinamento de pelos, distribuição de gordura corporal e etc. Moro em SP há pouco mais de um ano e meio (informação relevante, pois não sei se essas dores podem ter sido causadas pelas mudanças de clima nada sutis por aqui). Enfim, alguém sabe se esse tipo de coisa pode ser efeito colateral ou se foi só coincidência? Se quiserem indicar matérias a respeito, caso haja, agradecerei! Um beijinho.
submitted by lokazo99 to transbr [link] [comments]


2024.05.25 16:28 kassyz cetoprofeno, cefaxilina e sulfametoxazol+trimetoprima causam tanto efeito colateral assim, tipo nausea, tontura, enjoo?

submitted by kassyz to PergunteReddit [link] [comments]


2024.05.24 02:29 twspank Dúvida Ritalina

Gostaria de saber se alguém aqui que usa ritalina a um tempo(pouco mais de um mês) teve problemas com coceira? Esse é efeito colateral do remédio? Especificamente ritalina da Novartis 10mg
submitted by twspank to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.05.23 04:13 Ok-Finance-6053 Pálpebra inferior pulsando forte demais e sem foco na visão apos virar o dia tomando metilfenidato

Pálpebra inferior pulsando forte demais e sem foco na visão apos virar o dia tomando ritalina
Sinal de algo grave? Ou efeito colateral do metilfenidato em superdosagem?
Pressão: normal Saturação: normal
submitted by Ok-Finance-6053 to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.05.23 02:51 Antique_Ring6073 VENVANSE: MINHA PRIMEIRA SEMANA

Essa é a primeira vez que escrevo no Reddit !
Hoje faz 1 semana que comecei com o Venvanse a dose é de 30mg,
O efeito tem sido bem diferente do que vejo a maioria dizer por ai, a primeira sensação foi de calma e paz, um silencio na mente.
Ja tinha usado Ritalina mas nao foi bom, fiquei MUUUUUITO pilhado e ansioso.
Não tenho visto o tal SUPERFOCO e DISPOSIÇÃO que a galera fala que o remedio dá, na real tem dia que até senti sono de tão calmo que fiquei kkkkk
Porém vi que o meu LOTE 550179 teve relatos de nao fazer efeito, mas como é minha primeira vez nao tenho como comparar.
Eu realmente sinto alguma melhora pra ler e trabalhar, mas nada fora do comum. Depois de umas 6 horas tudo que eu quero é dormir.
E de colateral o mais forte é a dor de barriga, vou umas 10 vezes no banheiro kkkk, o resto ta bem de boa!
Como que foi o começo de vocês? No começo é assim mesmo? Ou dei a ``sorte´´ a pegar um lote zuado na primeira vez?
Por favor me deem uma luz galera!
submitted by Antique_Ring6073 to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.05.22 03:33 Recent-Clock6864 Atentah - um mês

Oi gente. Tenho tdah, TAG e acabei numa depressão. Tô tomando litio e sertrlina e faz um mês que comecei no atentah
Comecei com 10mg e depois de 15 dias pra 20
O médico tá indo devagar pq normalmente sinto muito efeito colateral.
Eu tô com mt enjoo, desde o primeiro dia, e não sinto vontade de comer nada, já emagreci alguns quilos. Vi que tem gente q sente enjoo no começo mas não tanto tempo, alguém sente enjoo assim?
Sobre efeitos positivos ainda não sei pq a dose tá baixa e tô de licença no trabalho, mas no dia a dia ainda não vi. Espero que logo pare o enjoo e eu sinta as coisas boas
submitted by Recent-Clock6864 to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.05.21 22:24 brunorodriguesrosa Tomar o Atentah a noite é menos eficaz do que se tomar de dia?

Eu tomei ele ontem à noite e consegui dormir perfeitamente, quando acordei não tive nenhum efeito colateral que costumava ter quando tomava de dia. Se eu continuar a tomar ele a noite junto com o Loredon e Revoc o efeito terapêutico que irei sentir no futuro vai ser menor por estar tomando num horário diferente do que usualmente é prescrito?
submitted by brunorodriguesrosa to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.05.21 06:57 Noietz Vou largar engenharia no primeiro semestre! :)

Essa porcaria não é pra mim!
Estudo tudo certinho pra zerar numa lista de exercício e foder minha chance de fazer um IC ou qualquer bosta, mesmo sabendo resolver toda as perguntas!
Erro de atenção me come vivo, e é uma questão de tempo até eu ficar de DP em 5 matérias. Não tenho psicológico pra essa joça. Caguei se tem gente que sofreu mais do que eu, essa porcaria tá me causando ansiedade ao ponto de eu ter diarreia perto de época de prova e quase ter uma concussão me automutilando por frustração. O departamento de física aqui é carrasco e a gente tudo se fode!
Não quero saber se é normal, se todo mundo passa por isso, se universidade pública é assim, caguei baldes para essas frasezinhas genéricas de efeito, minha saúde mental é a prioridade
Fuck this shit i'm out.
Vou prestar vestibular denovo e ir pras artes ou outra coisa que seja pra mim mesmo, vou ter estresse do mesmo jeito mas é uma área que eu gosto e tenho conhecimento aprofundado
submitted by Noietz to desabafos [link] [comments]


2024.05.19 20:44 Affectionate_Back291 Atentah e tremedeira

Comecei a tomar o Atentah tem um pouquinho mais de um mês e eu me sinto outra pessoa (no bom sentido). Consigo focar, meu humor está melhor que nunca (eu estava com uma raiva insuportável, que nem eu queria ficar perto de mim), consigo acordar de manhã sem esforço e o melhor de tudo pra mim é que eu consigo ter um autocuidado que nunca tive, minha autoestima melhorou e eu estou MUITO feliz com esses efeitos. O único problema é: eu tô tendo uma tremedeira desgramenta, e eu só tive algo parecido com isso quando tomei Lítio. Eu estou tremendo muito mesmo, está insuportável que não consigo nem escrever direito. Eu tomo 300mg de bupropiona por dia, 30mg de mirtazapina, 25mg de quetiapina e agora, 80mg por dia de Atentah. Meu médico passou de cara isso, eu tomei 40mg por 4 dias e depois fui pra dosagem efetiva de 80mg (2 de 40mg). Uns meses atrás eu cheguei a tomar 10mg de metilfenidato, mas me fez muito mal e eu ainda não tinha o diagnóstico, e foi a única vez que tive contato com remédio de TDAH fora o Atentah agora. Meu médico deveria ter me passado esses mg todos de uma vez? É um efeito colateral que mais alguém tá tendo? Tem alguma dica de como eu posso lidar ou diminuir essa tremedeira, sem ser parar de tomar o Atentah?
submitted by Affectionate_Back291 to TDAH_Brasil [link] [comments]


2024.05.18 20:41 3xhausted_Mind O pior período da minha vida

Esse texto vai ser gigantesco.
Tudo começou quando eu estava na barriga da minha mãe. Através de exames, o médico disse pra ela que eu iria nascer com hidrocefalia. Para os que não sabem o que é hidrocefalia, é o seguinte:
Todos temos um líquido que o nosso cérebro produz, chamado líquido cefalorraquidiano (também chamado de LCR, que é como eu irei chamá-lo daqui pra frente). Esse líquido, muito parecido com a água, serve para hidratar o cérebro, supri-lo com nutrientes, proteger o sistema nervoso central de impactos fortes e livrá-lo de resíduos metabólicos (substâncias descartadas que não podem mais ser usadas pelo organismo). Ele também caminha pela medula espinhal e os vasos sanguíneos então absorvem o líquido. E qual é o problema? Bem, os ventrículos são a parte do cérebro na qual o LCR é produzido e drenado, e no caso de pessoas com hidrocefalia, os ventrículos são mais dilatados que o normal, o que acaba prendendo o líquido. De qualquer forma, o cérebro continua a produzir o líquido normalmente. O resultado é que o cérebro fica sobrecarregado com o líquido e começa a dar merda e, ao longo do texto, vocês verão vários dos sintomas que eu experienciei com esta droga.
Bom, explicado o que é a hidrocefalia, o médico disse pra minha mãe que eu iria nascer com essa deficiência, mas surpreendentemente eu nasci sem, graças a Deus. Se eu tivesse nascido com ela com certeza eu teria alguma sequela, sendo no mínimo uma regressão da idade mental, mesmo que pequena. Ok, eu nasci sem a hidrocefalia, mas ela começou com cerca de 4 meses de nascimento, e então fizeram a primeira cirurgia do tratamento para a hidrocefalia em mim, que é a mais eficiente até então e ocorre da seguinte forma: Os médicos colocam um equipamento do tamanho de uma moeda chamada de válvula dentro do crânio que é acoplada à um catéter (uma espécie de fio) que, passando por debaixo da pele, vai até o peritônio (região do abdômen). Lá, o catéter é bem longo, chegando inclusive a dar várias voltas em si mesmo. E como funciona tudo isso? É “simples”: a válvula vem com uma pressão específica ajustada. Essa pressão vai determinar o quanto do LCR a válvula irá extrair a cada X minutos, que então será levado para o catéter que irá despejá-lo no abdômen (vulgo peritônio). Lá, o líquido é absorvido e o ciclo reinicia, 24/7. O catéter é bem grande para que ele vá se esticando conforme o crescimento da criança. No Google, ao pesquisar por "DVP" vocês vão ver imagens ilustrando bem como funciona o sistema.
Eu tive algumas dificuldades na cirurgia, sofri uma infecção, mas no final deu tudo certo. Saí sem nenhum efeito colateral.
Vivi uma vida completamente normal até o final de 2018. Eu tinha 14 anos e tinha acabado de entrar na adolescência. Estava tudo bem, tinham duas garotas me dando muita bola, eu tinha alguns amigos bem legais, ia bem na escola e fazia natação. Uma vida de um adolescente normal. Então eu comecei a sentir uma dor no peito, como se tivesse alguma coisa esticada. Toda vez que eu esticava o braço, doía; parecia que aquela coisa ia sair da minha pele. Então eu comecei a sentir dores de cabeça que foram piorando mais e mais, além de eu ter começado a vomitar aleatoriamente. Nesse ponto eu já tinha passado por tomografias e raios-x (ou foi só um desses dois, não lembro) e o diagnóstico chegou rápido: a válvula tinha dado defeito. O que aconteceu foi que o catéter que colocaram era grande, mas não o suficiente (até porque quando fizeram a cirurgia eu só tinha 4 meses). Eu cresci mais do que o catéter, então ele ficou completamente estirado e, por consequência, a válvula parou de funcionar.
AVISO IMPORTANTE: daqui em diante a história passará a ser mais um compilado de relatos, pois muitos períodos estão em branco na minha mente. Não sei se é por conta do período traumático ou se por de fato o meu cérebro não conseguir lembrar de tudo por não ter estado fisicamente bem naquele período. De qualquer forma, muitas coisas são vagas e só lembro objetivamente de estar no hospital.
Continuando: O neurocirurgião viu que a válvula que eu usava desde os 4 meses estava “presa” aos ossos do crânio, e como retirá-la seria desnecessariamente arriscado, ele deixou ela lá, retirou o catéter dela e colocou uma nova válvula do outro lado da minha cabeça. Eu passei pela cirurgia e parecia estar tudo certo. Fiquei 3 dias no hospital em recuperação e saí de lá. Apenas estranhei uma dor no pescoço quando eu saí de lá, mas achei que era por ter ficado em uma má posição ou alguma outra coisa. Os dias foram passando normalmente, mas...tinha algo estranho. Alguma coisa lá no fundo sentia que tinha algo errado. Por algum motivo, eu não sentia a mesma fome de antes, e as dores no pescoço foram piorando aos poucos. Chegou o Natal e fomos para uma cidade próxima passar lá com a nossa família, e eu não conseguia ficar muito tempo de pé sem que a dor no pescoço começasse. Nesse ponto já tínhamos falado disso pro meu neurocirurgião e ele tinha receitado um remédio específico pra mim, mas não parecia fazer diferença. As dores continuaram até que...bom, não lembro de nada que aconteceu, mas eu lembro que a válvula estava na pressão errada, e aqui vai mais uma aulinha:
Vários cérebros possuem pressões diferentes para a produção do LCR, ou seja: o líquido é produzido em quantidades diferentes a cada X minutos, e o pior é que não tem como saber por exames qual ela é. O neurocirurgião tem que ir no chute pra tentar descobrir qual pressão funciona. Existem válvulas modernas que possuem pressão ajustável através da aproximação de um tipo de ímã, mas infelizmente elas não são muito comuns. No meu caso a pressão da válvula era muito alta, o que fez literalmente o meu cérebro ressecar e cara...que dor de cabeça absurda que eu tinha. Quando eu já estava no hospital (acho que 2 dias antes de 2019 começar) surgiu um coágulo na minha cabeça que, graças a Deus, não causou nenhuma sequela. No entanto, não deu tudo muito certo... Não sei se era por ser final de ano, mas o estoque de válvulas estava baixo no hospital, e naquele momento elas tinham acabado. Esse foi, na minha opinião, o único erro do meu neurocirurgião, pois ele podia ter avisado que não teriam válvulas. Bom, felizmente eles fizeram a cirurgia mesmo assim: retiraram o coágulo e drenaram o LCR acumulado de alguma outra forma. Isso me deu 1 dia sem sintomas. Eu passei a noite de ano novo agoniando de dor de cabeça no quarto do hospital enquanto a minha mãe tentava me consolar. Tudo isso enquanto ouvíamos os fogos de artifício lá de longe.
É... agora tem um branco total na minha mente. A próxima coisa que eu me lembro foi um dos piores (se não o pior) momento da minha vida.
Eu faço aniversário em 4 de abril. Eu estava “bem”, por assim dizer. Eu vi que um caroço estava crescendo no meu abdômen. Já tínhamos contatado o meu neurocirurgião e eu passei por um exame no hospital, onde um médico inseriu uma seringa na minha lombar pra retirar um pouco do LCR para examiná-lo (eles injetaram uma anestesia local antes).
Meu aniversário foi bom. Logo de manhã meus pais me acordaram e me deram um Xbox One S de presente, e de tarde fizeram uma festinha bem simples, onde eu passei o dia com os meus dois melhores amigos. Aí chegou o dia seguinte...o neurocirurgião ligou pra gente; ele só disse que queria que fossemos ao consultório dele. Ao chegar, ele começou falando que a válvula antiga tinha sido infeccionada por uma bactéria que se aloja apenas em corpos estranhos. Após a válvula antiga ter sido infectada, a bactéria se espalhou para a válvula nova, assim infectando o LCR. Como o líquido parava no meu abdômen, na região do estômago, intestino grosso etc. Isso explica o porquê de eu sempre ter tido problemas para comer desde a minha primeira cirurgia, lá no final de 2018. Ele nos disse que leu artigos e falou com outros médicos de outras áreas a respeito disso, pra ver se tinha alguma solução que não envolvesse outra cirurgia, mas não tinha. Remédios não funcionariam porque a bactéria nunca morreria; a única solução seria passar por mais uma cirurgia, e que seria a mais arriscada de todas.
Ele (e a equipe dele) teriam que abrir uma janelinha no meu crânio para retirar a válvula, e depois colocar o osso de volta. Ele explicou que eu poderia perder parte da visão se algo desse errado. Ao ouvir isso, incialmente eu fiquei sem reação...até que saímos do consultório e eu comecei a chorar desesperado. Minha mãe mais uma vez estava lá pra me consolar. Depois dessa cirurgia para retirar a válvula antiga (e a nova também), eu teria que passar 1 mês internado com uma “válvula externa” para o líquido infectado não ficar no meu corpo. É basicamente um catéter que sai diretamente do crânio e é conectado a uma bolsa, na qual o LCR se acumula ali. Se vocês pesquisarem por "DVE" no Google, vocês vão ver também imagens ilustrando o esquema.
Eu passei pela cirurgia e graças a Deus deu tudo certo. Logo após ela eu acordei da anestesia e eu tava com muita fome (já que eu tenho que ficar num jejum de 12 horas de água e comida se não me engano), com muita dor de cabeça e eu tava bem grogue, mais do que o normal. Aí eu acho que desmaiei ou dormi, sei lá. Bom, eu fiquei 1 mês internado com essa bolsa e cara, que merda que era pra tomar banho com ela! Eu sempre precisava da ajuda da minha mãe, ela me lavava enquanto eu ficava sentado na cadeira de rodas. Eu não lavava o cabelo, claro. Outro problema é que esse equipamento não ajusta a pressão automaticamente conforme você se levanta, senta ou deita, então você tem que ajustar ela manualmente. É bem chato. Além disso, eu dormia com a maca um pouquinho inclinada, não lembro o por quê exatamente.
Durante todo esse período, eu fiquei quase que anorexo. Mesmo com o LCR não indo pro meu abdômen, meu corpo ainda tava péssimo. Eu vomitava literalmente só de ouvir o que teria pro almoço. Sério. Eu simplesmente não conseguia comer, e tive que me esforçar muito pra comer, se não iriam colocar uma sonda em mim.
Bom, passado o mês que pareceu durar metade do ano, eu passei pela última cirurgia até então, onde colocaram a válvula nova. Então tudo parecia tranquilo. Voltei pro colégio no meio do ano, vi meus amigos novamente, uma garota ainda me dava bola, mas nessa época meu psicológico já tava ficando fodido, então eu nem me importava muito, Nessa época eu comecei a ir na psicóloga pra tratar de ansiedade e comecei a fazer aulas de teclado (o instrumento), até que, eu não sei como exatamente aconteceu, mas eu tive outra crise de dor de cabeça. Pela forma que ocorreu, eu sabia que era a hidrocefalia de novo. Era uma enxaqueca, se não pior, que não passava com nenhum remédio, já que a causa era o LCR se acumulando.
ENFIM, agora veio outro período em branco na minha cabeça. Eu lembro que desisti da psicóloga e das aulas de teclado. Acho que já tava mais pro final do ano. Aí começou 2020, e a minha ansiedade evoluiu pra depressão. Eu comecei a ter vontade de cometer suicídio e tava tentando criar coragem pra isso, até que num momento de briga com o meu pai eu disse que queria me matar. Com isso, meus pais agora sabiam que eu tinha depressão e eu comecei a ir em outra psicóloga, aí ela me recomendou passar num psiquiatra e comecei o tratamento. Aos poucos as coisas foram melhorando, e muitas vezes, assim que eu saía da psicóloga eu quase desmaiava. Nessa época eu ainda tava voltando a comer normalmente, e acho que o impacto de lembrar de muitas coisas estressantes pro meu corpo junto à falta de nutrientes faziam isso.
Nesse ano eu conheci algumas pessoas e aconteceram algumas coisas que fazem com que eu veja esse ano com...outros olhos. Ao mesmo tempo que eu não quero voltar pra ele nem fodendo, eu sinto saudades de algumas coisas. Muitas saudades, mas eu conto isso em outra postagem, já que aqui o foco não é esse.
E é, eu realmente achava que tudo tinha acabado, mas aí surgiu MAIS UMA deficiência: a Síndrome de Dandy Walker. Essa merda começou...bom, eu não lembro como ela começou. Acho que eu só tive dores de cabeça, vômitos, desmaios e viram ela nos exames.
Eis a explicação dela: basicamente, uma “bolsinha” de LCR se acumula em algum canto entre o cérebro e o crânio, e essa bolsinha começa a crescer, empurrando o cérebro para o lado oposto. A minha felizmente fica na nuca, na região do cerebelo. Essa é a região mais fácil de se tratar, porém...por ser no cerebelo, o crescimento dessa bolsinha afeta gravemente a coordenação. Movimentos do corpo, fala, mastigação e até o ingerir da saliva que a língua produz ficam muito prejudicados. Quando eu tive essa merda, eu lembro de ter que ficar com um lixo do meu lado e de minutos em minutos, pegar a saliva num papel higiênico e jogar ali.
Bem, como era 2020, tava rolando a pandemia e, por consequência, o hospital da minha cidade tava lotado. Por isso, meus pais me levaram até Curitiba pra ir num outro hospital. Nesse momento eu já tava perdendo os movimentos e a coordenação pra mastigar. Chegando lá eu fui rapidamente internado e dessa vez não tinha jeito, tiveram que colocar uma sonda em mim. Eu não conseguia nem mastigar direito, então eu podia facilmente me engasgar com qualquer comida. A cirurgia de tratamento pra Dandy Walker é a mesma da hidrocefalia. Sim, eles colocam uma válvula na região que fica a bolsinha de LCR, já que ela sempre reaparece, então a válvula fica drenando-a de novo e de novo. Assim que eu acordei da cirurgia eu já percebi uma melhoria nos meus movimentos, e desde então o meu corpo foi recuperando a coordenação com o passar dos dias. Fui falando mais e mais corretamente, o mastigar já estava quase que correto e assim foi indo.
Bom, depois que passou a cirurgia, eu voltei pra casa depois de uns dias e tudo novamente parecia bem, comecei também a fazer fisioterapia para reaprender a andar... até que uma ferida na minha nuca começou a aparecer, e ela não sumia por nada. Minha mãe marcou consultas com uma médica que fazia um tratamento específico pra esse ferimento, mas ele não tava funcionando e não sabíamos o porquê. Isso foi indo, indo, até que numa noite aleatória em que eu fui cagar, eu senti algo que definitivamente não era bosta saindo do meu ânus. Eu comecei a puxar aquilo e vi que parecia um fio. Eu fiquei desesperado e chamei meus pais, que vieram e viram aquilo. Começamos a nos perguntar se aquilo podia ser um verme, mas não tínhamos certeza. O bizarro é que isso voltava pra dentro se eu não puxasse. Fomos pro hospital na mesma hora e já tínhamos uma suspeita do que poderia ser, aí passei por um raio-x e nossas suspeitas foram confirmadas: era o catéter da segunda válvula, usada pra tratar a Dandy Walker.
“Mas por que isso aconteceu?” Então... Basicamente meu corpo tratou a síndrome sozinho. Isso mesmo. Eu sei que isso tem algo a ver com a produção do LCR e com as duas válvulas que eu usava, mas é só isso. Meu corpo tratou a síndrome e reduziu o tamanho da bolsa de LCR pra 1,5 cm, não sendo o suficiente para me causar algum sintoma. Porém, como o meu corpo tinha tratado a síndrome, ele começou a querer expulsar a válvula e o catéter, pois eles não tinham mais utilidade, então o meu corpo quis expulsar a válvula literalmente tentando abrir o meu crânio (por isso o ferimento) e depois tentou expulsar o catéter permitindo que ele entrasse no intestino grosso e saísse pelo meu ânus. Por mais que tenha sido horrível passar por essa experiência, ao menos eu acho ela fascinante, por ver como o nosso corpo pode trabalhar.
Bom, como meu corpo já não sofria mais com a síndrome, retiraram a válvula e o catéter, trataram o sangramento que tinha no meu intestino grosso até ele sarar e pronto.
A última cirurgia que eu passei foi no meio de 2021, quando a minha válvula simplesmente parou de funcionar e eu desmaiei depois de alguns dias já sentindo os sintomas (enxaqueca, vômitos e tal). Acordei no hospital, entubado, e passei pela cirurgia. Por algum motivo, dessa vez eu também fiquei com dificuldades para me movimentar e falar, mesmo não sendo a Dandy Walker o problema.
Outros acontecimentos que eu lembro vagamente: Numa dessas vezes eu fui pra Curitiba numa ambulância, junto com a minha mãe. Não era nada de emergência, então ela foi com as sirenes desligadas. Durante a viagem toda eu fiquei deitado na maca. Quando estávamos perto do hospital eu dormi e acordei mijado dentro do hospital.
Já esse aqui ocorreu enquanto eu ainda tinha só a hidrocefalia: eu desmaiei três vezes no hospital.
Uma dessas vezes foi quando meu pai disse que ele achava que eu já podia ficar de pé.
Ele então me disse pra eu ir ao banheiro sozinho (ficava a uns 2 metros da cama), e eu fui. Chegando lá, eu comecei a perder a consciência e gritei pro meu pai. Só lembro de ter acordado na minha cama com os enfermeiros me ajudando.
A outra vez foi praticamente na mesma situação, mas foi com a minha mãe, mas acho que dessa vez foi um erro de uma enfermeira que não nos avisou de que eu não poderia ficar de pé no momento, apenas na cadeira de rodas.
A terceira vez foi quando eu tava jantando na cama com as minhas tias no quarto e apaguei do nada, literalmente. Acordei mijado em outro lugar do hospital.
Bom, eu também lembro de ter ficado na UTI uma vez, no hospital de Curitiba. E isso é bem confuso na verdade, porque eu sei que foi por causa da Dandy Walker, mas eu só lembro de ter passado pela cirurgia pro tratamento dela uma vez.
E cara, na UTI era horrível...claro, por causa do momento que eu tava. O bom é que lá tinha um Nintendo Wii com o Wii Sports, então eu me divertia e praticava um pouquinho de coordenação.
Ah, e quando eu tava no hospital da minha cidade, meus pais levavam o meu Wii U e o meu Xbox One S pra eu passar o tempo, já que não tinha muito por onde caminhar no hospital e “só” tinha uma TV no quarto.
E eu fiquei com três sequelas disso tudo:
1- Numa das cirurgias, meu neurocirurgião disse que ele poderia ter encostado levemente numa camada protetora do meu cérebro que fez com que eu tivesse um tipo de convulsão chamada de “crise de ausência”. Eu tomo um remédio antiepiléptico e estou sem isso há mais de 2 anos.
2- Em uma das vezes que eu tava com hidrocefalia, o LCR acabou entrando no meu nervo óptico, fazendo com que meu olho esquerdo ficasse vesgo (mais especificamente, com estrabismo).
3- Por causa da Dandy Walker, eu tenho uma falta de equilíbrio maior que o normal, mas nada que me prejudique, eu só não consigo me acostumar a correr e pular, e tenho um pouquinho de dificuldade para subir em escadas.
Bom, acho que é isso. Devo ter contado tudo o que eu me lembro. Nem parece que eu passei por cerca de 20 cirurgias, mas foi o que ocorreu, infelizmente. Não preciso nem dizer que meu psicológico nunca mais foi o mesmo (e nem será) depois disso tudo. No momento eu estou tratando o estresse pós-traumático numa terapia específica pra isso chamada EMDR. Tá me ajudando bastante!
submitted by 3xhausted_Mind to desabafos [link] [comments]


http://rodzice.org/